Patologias

Dor nas costas

Dor nas costas pode acontecer devido a uma série de fatores. Afastadas hipóteses de infecções, tumores e doenças sistêmicas, podem ser associadas ao acúmulo de estresse físico e psíquico do dia-a-dia, aos desvios posturais, aos movimentos incorretos, aos esforços repetitivos, ao envelhecimento, à fadiga e ao sedentarismo. O fato de estarmos vivos por si só traz desgastes ao corpo, pois ele é solicitado constantemente e ainda tem que vencer a força da gravidade que o comprime e empurra para o chão. Uma prática de compensação deve ser realizada por todos nós, tanto para prevenir como para tratar esse mal. Tensão, rigidez e falta de elasticidade estão associadas. A Ginástica Holística é uma ferramenta fundamental para reequilibrar o sistema músculoesquelético e resolver problemas de dor.
Lombalgia

A lombalgia é a dor na região baixa da coluna, que pode ter várias causas: se for repentina, pode ser devida a um estiramento muscular ou ligamentar agudos, causados muitas vezes por movimentos bruscos e falta de aquecimento antes de uma atividade mais intensa. Pode ser crônica, sem comprometimento dos nervos, devida principalmente a problemas posturais (notadamente hiperlordose), ao sedentarismo e à falta de um trabalho corporal compensatório para os desgastes do dia-a-dia. Pode também ser decorrente de uma ou várias hérnias dos discos vertebrais dessa região da coluna. A Ginástica Holística propiciará, na lombalgia, o relaxamento da musculatura da região, que tende a estar muito tensa, a melhor colocação dos segmentos corporais e a tonificação da musculatura para que se recupere o equilíbrio lombar.
Hérnia de disco

Entre as vértebras da coluna, encontram-se discos de cartilagem com um núcleo gelatinoso no centro, que funcionam como possibilitadores de movimento e amortecedores entre elas. A força da gravidade e o frequente excesso de tensão na musculatura dessa região, causam compressão das vértebras de cima sobre as de baixo, podendo ocasionar as hérnias. Além disso, há o desgaste natural que ocorre com a idade e a degeneração dos discos intervertebrais. Traumas, má postura, carregar peso sistematicamente, ou ainda a mobilização incorreta da coluna, podem também ocasioná-las. Na hérnia, o núcleo gelatinoso é em parte expelido do disco e comprime os nervos circundantes, causando dor local e irradiada e/ou formigamento e/ou fraqueza muscular. A musculatura adjacente enrijece ainda mais, como mecanismo de defesa, aumentando a dor. A Ginástica Holística, juntamente com a liberação miofascial, propiciará um processo de liberação muscular e de descompressão vertebral, bem como o reequilíbrio postural.
Cervicalgia (dor no pescoço)

Dor no pescoço é muito frequente em nossos dias. O estilo de vida agitado e estressante é um dos grandes vilões. O pescoço é uma das regiões em que o estresse mais gosta de se manifestar. A musculatura torna-se rígida, percebem-se nós de tensão muscular, dor ao movimentá-lo e muitas vezes até dor de cabeça. Outras causas, depois de eliminadas doenças mais sérias, podem ser hérnia de disco, artrose, excesso de uso de computador e/ou má posição ao utilizá-lo, bem como problemas posturais em geral. Outras agravantes podem ser problemas visuais ou má regulação das lentes dos óculos. Um trabalho com a Ginástica Holística e a Liberação Miofascial, para destensionamento da musculatura e dissolução dos nós formados será necessário, bem como o realinhamento da postura e a orientação no uso do computador e nos gestos do dia-a-dia. A consciência corporal também deve ser desenvolvida para que se acumule menos tensão na região.
Torcicolo

O torcicolo pode acontecer por algum movimento brusco ou mesmo um golpe de ar frio, provocando como reação uma retração de alguns músculos do pescoço, com a consequente dor e imobilidade. Mas o mais frequente é acontecer por tensão e/ou dor crônica na região do pescoço. Um trabalho de reequilibração da musculatura da região é necessário, para relaxá-la e realinhá-la melhor, bem como o desenvolvimento da consciência corporal a fim de evitar o acúmulo de estresse.
Artrose (osteoartrite; bico de papagaio)

A artrose é uma degeneração da cartilagem que recobre a extremidade dos ossos, que torna-se mais fina até desaparecer, fazendo com que duas extremidades ósseas passem a ter contato direto. Isto provoca a dor que se sente nesta patologia. Pode ser causada por fatores genéticos, por problemas posturais, por sobrecarga exagerada na articulação (devido a determinados esportes, por exemplo), pelo envelhecimento. A mobilidade articular diminui, a musculatura adjacente enrijece. A Ginástica Holística e a Liberação Miofascial auxiliam no trabalho de relaxamento dos músculos, de descompressão da articulação, de sua lubrificação e aumento de metabolismo, de preservação da mobilidade articular, de tonificação, bem como no reequilíbrio da postura.
Tendinite

Os tendões são cordas fibrosas espessas que ligam os músculos aos ossos. São eles que transmitem a contração de um músculo a um osso para que este se movimente. Um ou mais tendões inflamados constituem a tendinite. Quando um tendão inflamado é solicitado pela contração muscular, sente-se a dor. Ela pode se alastrar pelo músculo correspondente, já que o tendão é intimamente ligado ao músculo. Pode também ocorrer inchaço na região. Quando a tendinite é muito intensa, pode resultar na perda de força em determinados movimentos. As tendinites geralmente são causadas por esforço repetitivo, por movimentos incorretos ao realizar uma tarefa (nas atividades diárias e no esporte), por excesso de tensão muscular, ou por trauma, bem como por desvios posturais. É preciso um trabalho de relaxamento e liberação dos tecidos circundantes e a reorganização do trabalho muscular, além da reequilibração da postura. É necessário também investigar fatores da vida diária envolvidos em sua manifestação e reeducá-los. A Liberação Miofascial é uma ferramenta importante no início do tratamento, para liberar os tecidos com excesso de tensão, em paralelo aos movimentos da Ginástica Holística para a reeducação e reorganização musculares e postural.
Tennis elbow ou epicondilite lateral

O tennis elbow é um tipo de tendinite, que com frequência acomete tenistas amadores, mas também muito comum em pessoas que utilizam computadores de forma sistemática. A inflamação ocorre nos tendões de alguns músculos localizados na face posterior do antebraço, responsáveis basicamente pela extensão do punho e dos dedos. Os sintomas podem ser diversos: dor no antebraço e/ou na região do epicôndilo, formigamento, inchaço, falta de força. A dor aparece não só ao jogar, mas também nas atividades diárias: ao segurar ou carregar um objeto, ou mesmo virar a maçaneta de uma porta, por exemplo. Saiba mais sobre tennis elbow.
Fibromialgia

Dores difusas por todo o corpo, fadiga crônica, rigidez muscular e problemas de sono, além de pontos no corpo sensíveis e dolorosos à palpação, são característicos da fibromialgia. A dor pode afetar tanto músculos como tendões, podendo haver sensações de formigamento e dormência nas extremidades. A pessoa acometida queixa-se em geral de sonolência diurna e costuma despertar sistematicamente em algum momento durante a noite. Associa-se à fibromialgia a privação da fase do sono profundo, que provoca um menor limiar de dor (mais sensibilidade à dor) na pessoa desperta. O estresse crônico e dificuldade em relaxar também levam à patologia e muitas vezes são o que provoca a dificuldade de sono. Estresse crônico diminui a oxigenação dos músculos, gerando anormalidade em seu metabolismo energético, levando à dor e à formação de "nós" musculares. Estresse que provoca distúrbios do sono, distúrbios do sono que provocam baixo limiar de dor, que por sua vez aumentam a dor e o estresse, que pioram ainda mais o padrão do sono - um círculo vicioso que precisa ser rompido para que haja melhora do quadro. Uma avaliação e reeducação dos hábitos de vida é importante para a recuperação. Exercícios de relaxamento estendidos para a vida cotidiana, liberação muscular, reequilibração da respiração, são aspectos fundamentais trabalhados através da Ginástica Holística.
Desvios posturais

A coluna e os membros formam um conjunto interdependente e para funcionarem bem e evitar patologias devem estar em harmonia em seu posicionamento e interação. Assim, desvios posturais, além de deixarem o corpo esteticamente menos atraente, podem provocar, a longo prazo, uma série de distúrbios: dores, tendinites, rigidez muscular, diminuição da mobilidade, artroses, hérnias de disco, são exemplos. Ninguém tem postura perfeita, a não ser as estátuas gregas, mas devemos procurar a melhor postura possível dentro de nossa natureza corporal. A Ginástica Holística é uma ferramenta primordial para o realinhamento postural.
Agende uma consulta
Agende aqui a sua consulta, informe-se sobre pacotes e começe já uma vida mais saudável.
Veja também
Tennis Elbow
Tennis Elbow
Ginástica para Dor
Ginástica para Dor
Estilo de Vida e Saúde
Estilo de Vida e Saúde
Maria Luisa Afonso de André © 2013 - Todos os direitos Reservados