Ginástica Holística

O que é Ginástica Holística?

A GH foi criada na França pela Dra. Lily Ehrenfried, médica alemã radicada na França a partir de 1933. É uma ginástica que se propõe a cuidar do sistema músculoesquelético e da respiração, permitindo que o corpo torne-se mais maleável, alongado, com boa postura e tonicidade, movimentando-se e portando-se com mais facilidade e naturalidade. É um método que atua em três níveis: educativo (ensina a como cuidar do próprio corpo), preventivo (minimiza as possibilidades de patologias) e terapêutico (atua no sentido de recuperação em caso de patologia).

Holístico é um neologismo criado a partir do grego holos, que significa "o todo". A GH baseia-se no princípio de que cada parte do corpo está interligada e se relaciona com todas as outras, com a mediação da respiração, formando um sistema integrado. Assim, um segmento corporal com alguma disfunção ou patologia, deve ser cuidado levando-se em consideração sua interdependência com os demais. Uma boa imagem é considerarmos uma corrente formada por muitos elos. Imagine que os elos estejam alinhados e a corrente, esticada. Se então eu movimento e desloco um dos elos, toda a corrente será deformada. O mesmo ocorre com nosso corpo, ele é como a corrente, os músculos e articulações são seus elos. De nada adianta tratá-lo de forma segmentada. Em qualquer patologia, a região acometida e seu entorno tornam-se tensos e encurtados, desequilibrando porisso as regiões mais distantes.


Como realiza-se a Ginástica Holística?

A GH parte da tomada de consciência do próprio corpo através das sensações corporais. Trabalha-se com movimentos, posturas e auto-massagem, frequentemente com o auxílio de materiais, como bolas de diversos tamanhos e consistências, saquinhos com sementes, varetas e bastões de madeira.

A orientadora explica os movimentos verbalmente, sem demonstrá-los. O aluno deve realizá-los a partir daquilo que compreendeu e dentro de suas possibilidades. Assim, aprende a mobilizar seu corpo de dentro para fora e a respeitar seus limites.

A respiração é essencial na realização dos movimentos: deve-se reaprender a escutá-la e permitir que seja espontânea. A respiração dá a cadência e o ritmo das repetições. A respiração natural faz com que o diafragma e os demais músculos respiratórios não se crispem e não transmitam tensão para o tórax, a coluna e o pescoço.

Os movimentos são lentos, resgatando fibras musculares profundas e seletivas, para a realização econômica e precisa daquilo que é pedido. Este aprendizado é levado para as atividades cotidianas, poupando o organismo de sobrecarga desnecessária, desgaste prematuro e fadiga.

Num mesmo movimento trabalha-se o relaxamento ativo, o bom alinhamento postural e a tonicidade, fazendo com que o sistema musculoesquelético volte a funcionar como um todo harmonioso.

Muitos dos movimentos da Ginástica Holística são inusuais, resgatando o funcionamento de músculos que normalmente não são utilizados, aumentando a mobilidade e enriquecendo o repertório neuromuscular.

A Ginástica Holística auxilia no combate a dores, no tratamento de patologias musculoesqueléticas, melhora a postura, a mobilidade e o bem-estar. A mente, inseparável do corpo, também se beneficia, pois a GH promove a desaceleração das ondas cerebrais e um estado de relaxamento e tranquilidade.

É recomendada para todas as idades.
Outras Técnicas
Liberação Miofascial
Liberação Miofascial
Pompage
Pompage
TRX - Ginástica Funcional
TRX - Ginástica Funcional
Agende uma consulta
Agende aqui a sua consulta, informe-se sobre pacotes e começe já uma vida mais saudável.
Veja também
Tennis Elbow
Tennis Elbow
Ginástica para Dor
Ginástica para Dor
Estilo de Vida e Saúde
Estilo de Vida e Saúde
Maria Luisa Afonso de André © 2013 - Todos os direitos Reservados