Tennis Elbow - Método Maria Luisa Afonso de André

O que é tennis elbow?

O tennis elbow é um tipo de tendinite que com frequência acomete tenistas amadores, mas é também muito comum em pessoas que utilizam computadores de forma sistemática ou têm outras atividades repetitivas. A inflamação ocorre nos tendões de alguns músculos localizados na face posterior do antebraço, responsáveis basicamente pela extensão do punho e dos dedos.

Os sintomas podem ser diversos: dor no antebraço e/ou na região do cotovelo (epicôndilo), formigamento, inchaço, falta de força. A dor aparece não só ao jogar, mas também nas atividades diárias: ao segurar ou carregar um objeto, ou mesmo virar a maçaneta de uma porta, por exemplo.


O que pode causar o tennis elbow?

No caso dos tenistas, alguns fatores referentes ao esporte podem contribuir para a instalação do tennis elbow:
1) Falhas na mecânica dos golpes
2) Idade (prevalente entre 35 e 50 anos)
3) Raquete mais pesada na cabeça (hammer)
4) Intensidade e frequência de jogo
5) Empunhadura de tamanho inadequado e/ou muita força ao segurá-la
6) Empunhadura western
7) Falta de elasticidade tanto dos músculos do antebraço, como dos ombros, coluna e membros inferiores
8) Falta de aquecimento antes de jogar

No caso de digitadores e outros:
1) mau posicionamento para a execução de tarefas
2) gestos repetitivos em excesso, sem pausas
3) gestos incorretos, sobrecarregando as estruturas corporais
4) fadiga
5) estresse
6) falta de elasticidade e flexibilidade
7) sedentarismo


O que é o Método Maria Luisa Afonso de André?

O método surgiu do fato de Maria Luisa ter sido tenista competitiva na infância e juventude, e sua posterior formação em métodos de cuidados corporais. A demanda por tratamento de tennis elbow levou-a a unir os dois conhecimentos e chegar a uma abordagem de sucesso. Além disso, o tratamento convencional com muita frequência é mal sucedido, o que a instigou a buscar novas maneiras de tratá-lo. O método foi estendido a pessoas que são acometidas de tennis elbow por outras vias, como uso excessivo de computadores e outros esforços repetitivos.


Como funciona o Método Maria Luisa Afonso de André?

O tratamento inicia-se por uma conversa para que a profissional tenha uma visão de como se instalou a tendinite. Desta conversa inicial muito já pode ser dito e ajustado no que concerne à prática do esporte, ao equipamento e ao tenista, ou à pessoa cuja causa do problema é diversa. Uma avaliação postural é também realizada neste primeiro encontro, para que Maria Luisa possa ter ciência de como a estrutura musculoesquelética da pessoa em questão contribuiu para o aparecimento da lesão. Normalmente esses são os dois fatores determinantes para a produção do tennis elbow.

Baseada neste primeiro encontro Maria Luisa planeja um tratamento individualizado, que consiste de manipulações e exercícios, na frequência de uma a duas vezes por semana – dependendo do caso -, durante um tempo médio de 3 meses, podendo ser estendido segundo a gravidade do quadro.

Para pessoas que moram fora de SP, um tratamento alternativo é possível. Neste caso, entrar em contato pelo site ou por telefone.

Saiba mais sobre tennis elbow acessando o link artigos
Agende uma consulta
Agende aqui a sua consulta, informe-se sobre pacotes e começe já uma vida mais saudável.
Veja também
Tennis Elbow
Tennis Elbow
Ginástica para Dor
Ginástica para Dor
Estilo de Vida e Saúde
Estilo de Vida e Saúde
Maria Luisa Afonso de André © 2013 - Todos os direitos Reservados